Notícias

Brasil Cycle Fair

em

Essa semana eu estive na Brasil Cycle Fair para me informar um pouco mais sobre as novidade que estão trazendo sobre cicloturismo. Comparado ao ano passado eu não consegui sentir um grande aumento nesse seguimento. Algumas empresas este ano não estavam presentes e outras vieram para apresentar seus produtos, porém o número de expositores relacionados ao cilcoturismo se manteve o mesmo.

A Teuto Bike é umas das empresas que vieram apresentar seus produtos como: guidões, bagageiros e alforges para uso urbano e de cicloturismo.  Os alforges importados por ela são de um material 100% a prova d’água e com um sistema de fixação chamado One Touch System que facilita muito a colocação e remoção dele no bagageiro. Além disso, a empresa está trabalhando com bolsas de guidão e lanternas com um dínamo que pode ser colocado como cubo da roda dianteira. A Kapa Bike também apresentou uma nova linha de bagageiro e alforges importados. O bagageiro trazido por ela pode ser adaptado em qualquer bicicleta de qualquer tamanho desde que o quadro tenha a furação superior e inferior para a fixação.  O alforge se mostra versátil para seu armazenamento quando não estiver sendo usado, de forma que dobrado da maneira correta ocupa um espaço muito pequeno. Já a Pró Bike, fabricante de seus produtos, apresentou uma nova bolsa de celular para ser presa no guidão. Diferente da bolsa para celular com fixação no tubo superior do quadro, que dificilmente para no lugar, sempre caindo para as laterais; essa me pareceu muito mais resistente e de fácil manejo, além é claro de sua fixação ser mais segura sem o antigo problema de cair para as laterais.

Uma novidade deste ano foi o espaço conteúdo, um lugar entre os estandes destinado a palestras. Nesse espaço ao longo dos quatro dias de evento, palestras do SEBRAE sobre negócios foram as que mais aproveitaram o espaço, porém, outras palestras como a de mecânico de bicicletas, a do lançamento do livro “A Bicicleta no Brasil 2015” e sobre mobilidade urbana, também foram apresentadas. Eu consegui assistir a palestra do Fábio FES do Clube de Cicloturismo do Brasil sobre o potencial de crescimento da prática em nosso país.

Fábio apresentou o Clube de Cicloturismo mostrando qual sua proposta em relação à acessória no planejamento de eventos cicloturísticos, de rotas e circuitos.  Também foi mostrado para o público alguns números que os cicloturismo representa no mundo, como a impressionante soma de 44 bilhões movimentados na Europa através dessa prática.  Além disso, Fábio também falou sobre as carências e o potencial no Brasil, dando ideias do que pode ser feito em termos de investimentos e como os lojistas podem ajudar seus clientes que buscam realizar uma viagem e carecem de equipamentos e acessórios para comprar.

É fato que o cicloturismo vem ganhando espaço no mercado nacional, ainda estamos muito longe dos exemplos mostrados pelo Fábio em relação aos países da Europa, mas vivemos em um país de tamanha beleza com um litoral enorme para ser explorado e um interior cheio de riquezas naturais. O que precisamos é de incentivo por parte dos governos estaduais e municipais, como é o exemplo de Santa Catarina que está muito a frente dos outros estados com 06 rotas desenvolvidas para os amantes da prática, levando ciclista de todo o país a conhecer o local e movimentando a economia das cidades que passam pelas rotas.

Eu espero que no ano que vem tenhamos mais novidades na feira, mais rotas pelo país, mais cicloturistas praticando suas aventuras e eu possa apresentar isso pra vocês através do Andando de Bike. Por enquanto eu vou programando os meus passeios e contando histórias incríveis pra quem quiser ouvir.

Abraços e boas pedaladas.

Sobre andandodebike

Olá, meu nome é Mauricio Gouveia, sou ciclista e fotógrafo e nesse Blog vou contar um pouco pra vocês sobre os lugares que eu pedalo e, dessa forma, quem quiser pedalar nesses lugares terá um pouco de informação de como chegar, por onde começar, distancias, dificuldades e outros detalhes. Ajudem a compartilhar e divulgar esse Blog pra que mais pessoas aproveitem as dicas e peguem suas bikes pra fazer essas pedaladas que são muito bacanas e faz muito bem pra vida. Espero que gostem e por favor comentem e deixem recados pra me ajudarem a construir um lugar interessante de informações pra quem quer se divertir de bicicleta. Abraços. Mauricio Gouveia

Recommended for you

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *